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Acreditação ONA e os benefícios para as Organizações do setor de saúde

Acreditação ONA e os benefícios para as Organizações do setor de saúde

Todas as Organizações de saúde precisam garantir a preservação da vida de seus pacientes e oferecer um atendimento apropriado e eficiente. Para isso, é necessário gerenciar a qualidade de seus processos e a Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a instituição precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

O método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e é realizado de forma voluntária e reservada, com um programa de educação para estimular a melhoria contínua das organizações prestadoras de serviços de saúde.

Principais benefícios da Acreditação ONA

  • Diferencial competitivo;
  • Identificação de pontos fracos e positivos;
  • Diminuição do retrabalho e redução dos custos;
  • Controle das atividades e compromisso com resultados;
  • Melhoria contínua em todos os processos e nas atividades;
  • Mais credibilidade, já que a instituição começa a ser reconhecida por sua excelência em qualidade;
  • A conquista da certificação pode ser utilizada em ações de marketing da instituição com seu público;
  • Integração de setores e processos, já que a acreditação hospitalar requer que as áreas trabalhem em conjunto, visando objetivos em comum.

Acreditação ONA e os benefícios para as Organizações do setor de saúde

A Acreditação ONA é a única no Brasil com certificações em 3 níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde.

Nível 1 – Acreditado

A organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O certificado é válido por dois anos.

Nível 2 – Acreditado Pleno

A organização de saúde precisa atender a dois critérios:

1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Certificado válido por dois anos.

Nível 3 – Acreditado com Excelência

A organização precisa atender a três critérios:

1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;

3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. Certificado válido por três anos.

Quais empresas podem obter a Acreditação ONA?

Os padrões ONA podem ser adotados e avaliados nos seguintes tipos de prestadoras de serviços de saúde:

  • Serviços Hospitalares;
  • Serviços de Hemoterapia;
  • Serviços Laboratoriais;
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Serviços Ambulatoriais;
  • Serviços de Pronto Atendimento;
  • Serviços de Atenção Domiciliar;
  • Serviços Oncológicos;
  • Serviços de Medicina Hiperbárica;
  • Serviços de Anatomia Patológica;
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde;
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
  • Serviços Odontológicos;
  • Serviços de Telemedicina.

Quer saber mais detalhes? Você encontra no Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde e no Manual Brasileiro de Acreditação: Serviços Odontológicos.


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